Bagageiro dianteiro Vigano - primeiras impressões
dezembro 21, 2010
Como a minha Vespa é uma PX200S, ou seja, o modelo básico sem o bagageiro traseiro, senti a necessidade de aumentar a sua capacidade de carga. Faz tempo andava tentando trazer da Itália um portapacchi anteriore nero, mas só topavam o envio para o Brasil os que tinham o item cromado. Sem saber muito bem a qualidade dos fabricantes, identifiquei basicamente quatro no mercado Europeu: original Piaggio, Cuppini, Faco e Vigano. O fato de querer o bagageiro exclusivamente na cor preta reduziu bastante as minhas escolhas, restando assim o Faco e o Vigano, apesar de intuitivamente me parecerem superiores justamente as marcas que ficaram de fora.
Eis que o Marcio Fidelis (Scooteria Paulista) me passa o contato do Martin da SIP Scootershop da Alemanha. Depois de uma intensa troca de e-mails com o vendedor, tirando dúvidas sobre medidas e custo de frete, acertei com ele um Vigano. Por conta da sobrecarga de final-de-ano da RF a entrega demorou uma eternidade, mas finalmente o meu bagageiro chegou. O instalei hoje e, já que aqui no Brasil pouca gente comenta sobre esse tipo de acessório, resolvi escrever sobre as minhas primeiras impressões. Como o único outro que tive nas mãos foi a réplica do acessório original da Motovespa do Brasil, será ele o meu ponto de comparação.
Modelo do acessório original da Motovespa do Brasil.
Modelo Vigano (Itália) com ventosas.
O modelo nacional, não sei se pelo piso irregular ou pelo risco de furto, tem a base fixada diretamente nos parafusos do porta-luvas (que atravessam o escudo). Escutei algumas críticas a esse método de fixação, pois frequentemente a furação necessita de ajuste por não casar com o apoio na parte superior do escudo. Já a grande maioria dos modelos europeus fazem uso de ventosas em conjunto com hastes laterais, como no caso deste Vigano.
Uma outra coisa que me desagrada na réplica brasileira é a mola. Além dela ser parcialmente embutida - o que dificulta qualquer tipo de manutenção -, aparenta ser um pouco fraca, não tendo força o suficiente para fazer com que a grelha encoste bem na estrutura do bagageiro. A impressão que tive ao vivo é que a grelha ficaria batendo sem parar com a vibração habitual da Vespa. No caso do Vigano o par de molas se apresentou suficientemente forte para elevar a grelha e ainda vem de fábrica com uma abraçadeira de borracha para suavizar o contato das duas partes.
Ao meu ver um ponto negativo no Vigano foi o fato de não haver qualquer revestimento nos apoios da parte superior, que ficam diretamente em contato com o friso do escudo. Acabei por forrar o local com borracha de câmara de ar, mas mesmo sem ela o encaixe nessa parte não é dos mais precisos deixando uma folga de alguns milímetros, como se pode notar na imagem abaixo.
A instalação é bastante simples demandando de ferramenta nada além de uma chave de boca de 10 mm. Deve-se apenas tomar um pouco de cuidado na hora do aperto das porcas das hastes laterais, cujas garras demasiadamente grandes parecem ter sido desenhadas para Vespas sem porta-luvas. Em caso de excesso de voltas tenho a impressão de que a lateral do porta-luvas possa ser danificada e que as lentes dos piscas dianteiros acabem trincando, pois inevitavelmente entram em contato com as garras.
Fez falta um manual com informações básicas, como por exemplo cuidados de instalação/manutenção e a capacidade máxima de carga. Resta agora saber se com o uso as diminutas soldas resistirão à fadiga e se a resistência à corrosão é satisfatória, uma vez que moro a poucas quadras no mar. Qualquer novidade publico aqui no blog.
[Foto: (1, 3-7) Leo Dueñas; (2) Jack Cavalari]
8 comentários
Leo,
ResponderExcluirduas perguntas:
-tens algum esquema para comprar na SIP, pois pelo site eles tem um valor mínimo de 100 dólares, e só entregam por courier (Fedex ou UPS). Por email eles aceitam pedidos menores e enviam por correio normal?
-será que com o tempo as ventosas não marcam a pintura?
Abraço e um ótimo Natal!
Rodrigo
Olá Rodrigo,
ResponderExcluirPelo site a compra é inviável por conta das altíssimas cotações de frete. Falando diretamente com o Martin foi possível solicitar uma cotação do Deutsche Post/DHL, que para este rack ficou no valor redondo de 50 Euros. A caixa que me enviaram é enorme, caberiam nela facilmente três bagageiros desse ou mais, deve ser padrão para a remessa de escapamentos de performance. Vou te mandar o contato do Martin por e-mail.
Abraço,
Leo
Sobre as ventosas imagino que manche sim, em especial cores claras. Por outro lado acho que o que uma cera não tirar foi causado por um período bastante longo, suficiente para outras partes da pintura já estarem prejudicadas.
ResponderExcluirAbraço,
Leo
Léo amigão... o Blog está MUITO BACANA... parabéns mesmo pelo seu trabalho, dedicação e paixão por Vespas e pelo Blog... quando tiver passeios me avise, vou acompanhando vocês com a minha "motinha"... rsrsrs... será um prazer... grande abraço e Boas Festas, HEITOR.
ResponderExcluirHeitor, muito obrigado pela visita. Por favor tome tenência e compre uma Vespa, que essa vida de moto custom não está com nada. Sem o aroma do 2T e o câmbio no punho não tem graça...
ResponderExcluirAbraço,
Leo
Tem como passar esse contato do Martin da SIP ?
ResponderExcluirEu queria um escapamento...
;)
Att,
Carlos Alberto
Caros Rodrigo e Carlos Alberto,
ResponderExcluirPensei bem e não há problema em publicar o e-mail do Martin aqui no blog, afinal trata-se de um contato comercial. O e-mail é:
martin@sip-scootershop.de
Ele se comunica regularmente em Inglês. Realizei o pagamento via Paypal mas ele trabalha também diretamente com cartões de crédito. O frete mais barato é mesmo pelo Deutsche Post/DHL e convém perguntar sobre a isenção do imposto alemão, o que é bem vindo pois barateia um pouco o produto.
Sucesso nos negócios, abraço,
Leo
muito legal q tenha dado certo a negociaçao leo. só vi seu post hoje, depois da nossa conversa. repliquei em nosso twitter tb. repassei seu fone e email para o Ilario ainda ontem. bom, leo um feliz natal pra vc e pra sua família. um 2011 cheio de kms e cultura scooter pros vizinhos cariocas.
ResponderExcluircom afeto, Fidelis.