São Paulo dá café, Minas dá leite e a Vila... A Vila dá smallframe!

janeiro 29, 2016


O bairro carioca de Vila Isabel com sua tradição e maestria no samba, ganhou nas palavras de Noel Rosa o atributo de enfeitiçar a gente. Não é por menos que na calçada de seu Boulevard as pedras portuguesas entoem notas musicais. Então, antes de mais nada, por favor acione o vídeo abaixo para a apropriada trilha sonora dessa postagem.


"Quem nasce lá na Vila
Nem sequer vacila
Ao abraçar o samba
Que faz dançar os galhos,
Do arvoredo e faz a lua,
Nascer mais cedo.

Lá, em Vila Isabel,
Quem é bacharel
Não tem medo de bamba.
São Paulo dá café,
Minas dá leite,
E a Vila Isabel dá samba..."
ROSA, Noel. Feitiço da Vila. Rio de Janeiro, 1934.

Já sob o feitiço da Vila e com o perdão do trocadilho do título, eis a surpresa que ela preparou para nós: uma mosca branca daquelas! Quem alguma vez mapeou as Vespas oficialmente vendidas no Brasil, sabe que durante a década de 1970 o modelo 50 Special constava no catálogo junto com a 150 Super e a Rally 200. Só fica hoje um pouco difícil de acreditar pois, se ouve falar, mas nunca se vê a smallframe.


Como que por acidente recebi de um confrade da Rio Vespa a indicação de um exemplar restaurado (e emplacado!) servindo como decoração de padaria no bairro com nome de princesa. Fui até a Arte & Pão em Vila Isabel e me deparei com duas motonetas clássicas estacionadas em meio as gôndolas do panifício; a rara cinquentinha e uma Lambretta Ld. Improvável? E você já ia duvidando do feitiço...


Muito mais alinhadinha e limpinha que a Ld, a 50 Special ganhou a tarefa de ter amarrada a si duas cestas de pãezinhos. Na época das fotos em 2015 procurei o proprietário para maiores informações, mas não consegui contato. Levantei paralelamente o histórico dela e soube que foi trabalhada por um restaurador de motocicletas de Petrópolis-RJ, o que se constata pela lanterna traseira de moto. No mais é uma motoneta aparentemente pouco usada e bastante original: com cárter e marmita íntegros, emblemas, velocímetro etc.




Faltou por parte do blog localizar nela a plaquetinha de registro. Fica assim o desafio-convite para uma visita à Vila de Noel e descobrir um pouco mais sobre essa inusitada trabalhadora, cadenciado pelo samba que transpira nesse lugar. Até lá, vale a pena escutar a História do duelo de compositores que resultou nessa e outras obras antológicas, clicando aqui.

[Foto: Leonardo W. Dueñas]

Você também pode gostar

0 comentários

© 2010-2017 Leonardo Westphalen Dueñas