Drama ao Amanhecer - Jean Manzon - 1962
agosto 20, 2013
Ultimamente este blog tem estado cada vez mais PB, o que pode atrair menos os olhos, mas talvez estimule mais o interesse pelo histórico, produzido sem ferramentas digitais. Mais à máquina que é quase viva, repleta de humores, incompreensíveis exigências, intensos odores, cicatrizes, ruídos distinguíveis de todos os demais. O óleo e a tecnologia de baixa complexidade nos apaixonam, assim como todo o seu universo através de gerações, um legado que alguns estão trazendo a tona no Brasil.
A dica foi do mui respeitado scooterista campineiro Tatu Albertini, que a esta altura dispensa apresentações. Os parabéns vão para a Dana, fabricante de autopeças que patrocinou a restauração desta e de mais algumas obras de Jean Manzon, cineasta francês que registrou o nosso país nas décadas de 1950 e 60. Mais informações no site da empresa.
Filmado cuidadosamente em ângulos muito interessantes, o a priori documentário me intui ser um misto de crítica social e propaganda política com um quê de peça publicitária daquela motoneta produzida pela Panauto em Santa Cruz (afinal nenhuma Lambretta dá o ar da graça). Apresenta o Rio de Janeiro exuberante do início da década de 1960 e a angustiante atualidade de seus temas. A solução proposta de substituir o transporte coletivo pelo individual seria tida hoje como politicamente incorreta, o que cativa a pitada de subversão que cabe ao coração scooterista.
[Vídeo: Direção: Jean Manzon | Narração: Luiz Jatobá | 1962]
2 comentários
Fantástico leo!
ResponderExcluirAbraço
Um belo conteudo em PB. Parabens ao Blog.
ResponderExcluir