Scomadi TL: a mais nova "nova Lambretta"

novembro 26, 2013


Os brasileiros só conheceram um único modelo da série 3 da Lambretta, a Special/SX, batizada por aqui como Cynthia. Entretanto, houve uma rainha nessa derradeira última leva de motonetas Innocenti, mais avançada e mais potente, a DL/GP, cuja motorização ia até os 200 cc. O modelo é muito admirado por onde passou, em especial no Reino Unido. E à sua imagem e semelhança, depois de quase uma década de desenvolvimento, está nascendo a Scomadi TL (Turismo Leggera), concebida em parceria entre as britânicas PM Tuning Racing Products e Scooter Innovation, fabricada pela chinesa Hanway. Uma boa dica do blog lambrettista.net, pois assim se scooteriza a humanidade, conhecemos a mais nova "nova Lambretta"!



Embora a carcaça da Scomadi tenha linhas praticamente idênticas as da Lambretta DL/GP, ela é integralmente fabricada em plástico, dotada de um chassi tubular em aço - como é praticamente padrão nas scooters CVT contemporâneas. Diferentemente da outra nova Lambretta LT/LJ, cuja carcaça é em metal, modelo atualmente de comercialização impedida pela disputa judicial sobre a marca.



Com motorização que vai de 50 a 300 cc, ambas as rodas de 12" com freio a disco, o protótipo veio evoluindo em aparições na internet até ao que tudo indica ser a versão final, apresentada na EICMA 2013. O que é mais evidente nas mudanças é a integração de piscas embutidos no escudo e nas tampas laterais, numa solução estética bastante feliz, em harmonia com o restante do conjunto.




Ao que se sugere os modelos 50 e 125 cc serão mais simples, ficando a cereja do bolo com a top de linha 300cc, que contará com mimos como amortecedores Bitubo. O surpreendente é que, além do porta-luvas inegavelmente inspirado no das primeiras Vespas P, a versão de maior cilindrada virá equipada com o [pasme] motor Piaggio QUASAR 300. Propulsor de série nas scooters de Pontedera, inclusive as Vespas GTS. É respirar fundo e seguir adiante neste admirável mundo novo sem limites e sem fronteiras.

[Imagens: Scomadi Ltd.; e Hanway Motor]

Você também pode gostar

0 comentários

© 2010-2017 Leonardo Westphalen Dueñas