Calçados novos: fui no tradicional

outubro 25, 2010


Como ando querendo alçar trajetos mais longos com minha Vespa PX200S estou revisando e trocando certos itens nela. Desde que a comprei de seu primeiro dono, em janeiro de 2009, posterguei o momento de trocar seus pneus, ainda os originais instalados na fábrica da Motovespa do Brasil em janeiro de 1988. Como a Vespa é pouco rodada os pneus não estão desgastados o suficiente para pedir a troca, mas a sua idade avançada é argumento mais que suficiente para a substituição.

Então coloca-se a dúvida de qual marca/modelo de pneu comprar. Como muitos dos sonhos de consumo disponíveis na Europa não passam de estritamente sonho no Brasil (vide os alemães Continental de banda branca), minha busca ficou restrita a apenas dois candidatos, uma vez que um possível  terceiro da Maggion não tem um custo-benefício que supere a tradição dos outros:

Pirelli SC30 - desenho tradicional, modelo original de fábrica, quase "uso misto".



Michelin S1 51J - concebido para scooters modernas, uso 100% asfalto.


Na Rua Siqueira Campos aqui em Copacabana encontrei o Pirelli SC30 no Maia por R$ 87,00 e na Moto Mania o Michelin S1 51J por R$ 97,00, o que fez do preço um critério irrelevante na escolha. A questão central era se valia a pena calçar a Vespa com um pneu de grande prestígio, mas concebido para veículos mais modernos, inclusive sem câmara, e se isso me proporcionaria mais ou menos segurança. Matutei bastante sobre o uso que faria do pneu e, mesmo rodando sempre no asfalto, me veio a cabeça que nem sempre há só asfalto sobre a via asfaltada. Aí justamente a tocada mais esportiva em curvas que o Michelin poderia me proporcionar (quem sabe até algum plus nas retas) poderia não ser tão interessante se combinada com a areia da praia ou de alguma obra a beira da rua.

Sei que no exterior a Michelin oferece outros modelos de pneus na medida 3.50 10" da Vespa mas, mesmo o S83 sendo licenciado pelo INMETRO, só o S1 51J chega ao nosso limitadíssimo mercado. Assim fui à Rua Ceará escutar a opinião dos mais experientes e acabei optando pelo tradicional velho conhecido Pirelli SC30. Comprei um par, o menos gasto dos antigos irá para o estepe.

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2 comentários

  1. Leo, percebo o raciocínio em relação ao uso misto asfalto/terra, mas não sei se concordo com a escolha.
    Com essas duas hipóteses, eu iria para o S1. Seguramente mais grip em asfalto (80, 90% ? da utilização)e esse Pirelli também não deve ser propriamente um pneu de grande desempenho em terra/mau piso.
    Quanto ao S83 também se vende por cá.
    Seja como for, é incrível a falta de opções aí no Brasil. Aqui na Europa, o difícil é o consumidor escolher entre 5 ou 6 bons pneus, a preços que variam, em média, entre os Eur.25 aos Eur.40 a unidade.

    Abraço,
    Vasco

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  2. Olá Vasco,

    Muito obrigado pela tua opinião. Se o tivesse escutado antes da compra, talvez a decisão não recairia sobre o tradicional. Torçamos para que eu rode bastante e em breve necessite novamente de pneus novos, aí arrisco a modernidade...

    Aqui no Brasil a Vespa foi fabricada em momentos diferentes da segunda metade do séc. XX, mas nunca foi nem de longe popular como em Portugal. Assim há oferta de peças e acessórios, mas bastante restrita. De maneira geral pagamos bem mais caro aqui do que na Europa nestes itens, culpa dos impostos de importação e também da falta de concorrência para distribuidores e comerciantes.

    Mas mesmo assim não desanimamos e seguimos rodando do lado de cá do Atlântico. Avanti!

    Abraço,
    Leo

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