Jialing JL125T-12A: a ousadia chinesa.
abril 23, 2010
Estive em outubro de 2009 no Salão Duas Rodas de São Paulo e lá me deparei no stand da Traxx com algo que a princípio parecia com uma Vespa VBB (160 GS), mas que de perto constatei ser mais uma obra da insólita mente chinesa. Quem a fabrica é a Jialing, cujos ciclomotores de baixa qualidade são velhos conhecidos de nossas ruas. Até agora ainda não sei completamente como os chineses conseguiram contornar o setor jurídico da Piaggio, há quem diga que o velocímetro analógico foi vetado justamente para evitar demasiada semelhança... Se não é uma questão de domínio público da patente, seria isso suficiente?!
O fato é que a Traxx até agora não colocou essa motoneta a venda no Brasil, diferentemente dos EUA, onde é comercializada pela Hammerhead com motorização maior, sob a alcunha de "La Vita 150". Seu nome original na Jialing é Vines JL125T-12A, modelo oferecido nos sites de comércio internacional para venda no atacado, do tipo "encomende um container e cole um adesivo com a sua marca".
Embora sua suspensão dianteira seja semelhante à da PX com freio a disco, as semelhanças com a engenharia de Pontedera param por aí. Ao contrário de uma Vespa, não há monobloco, a carenagem plástica oculta um quadro tubular como o de qualquer scooter moderna. Igualmente contemporânea é a mecânica com um motor de 125cc 4T refrigerado a ar, com injeção eletrônica e câmbio CVT. Apesar do horrendo painel digital, essa Jialing tem alguns encantos, onde se destaca o freio a disco com pistões duplos nas duas rodas.
A expositora da Traxx não saía de cima da motoneta nem para fotos, assim as minhas impressões se restringiram à estética. A parte frontal é um pouco carregada, destoando do design limpo original da Vespa, com uma série de parafusos na porção central do escudo e com a poluição visual no guidão devida a adição de piscas, comandos e reservatórios de óleo para o sistema de frenagem. Li na internet que contra o sol o escudo chega a ser translúcido e o conjunto de lanterna e piscas traseiros para mim, além de um tanto emgembrado, passa a sensação de fragilidade. Independentemente dessa opinião superficial, gostaria muito de ver essa Jialing rodando pelo Brasil, fica então com a palavra a Traxx.
4 comentários
terrível! essa eu nunca vou ter!! que não venha ao Brasil!!!!
ResponderExcluirtem um endereço na av. ibirapuera q tem uma dessa, se não é uma quase igual,,
ResponderExcluirOlá Marcelo,
ResponderExcluirDe início também tive uma reação como a sua, afinal essa Jialing soa como uma heresia, mas depois acabei pensando que ela pode ser uma boa divulgação para a Vespa original, atraindo uma nova geração de admiradores. Embora admita que dificilmente eu compraria um chinesa dessas.
Abraço,
Leo
possivelmente não fosse tão difícil a jialing aproveitar o uso tão grande de plástico e ter ao menos tentado deixar os reservatórios hidráulicos dos freios em alguma posição que permitisse que ficassem mais discretos
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