A pergunta que não quer calar. (3)
abril 17, 2010Continuando a saga sobre o pouco ou quase nada que sei sobre a origem do farol quadrado da Vespa PX200 da Motovespa do Brasil, entra agora um novo elemento: produto para mercados emergentes. Conversando com o simpático pessoal do The Philippine Vespa Portal acabei recebendo a indicação de que esse farol era utilizado na Vespa P "Spartan" na Indonésia. Tratava-se essencialmente de uma Vespa P, inclusive com a lanterna traseira mais bicuda que a nossa, mas com o nariz (tampa do tubo de direção) da PX. O interessante é que seu painel é diferente do brasileiro, um pouco menos completo, sem voltímetro e algumas luzes de aviso, fazendo com que a tampa do guidão seja diferente também da aqui fabricada.
Não descobri ainda qual o período em que a Spartan foi fabricada/montada na Indonésia, o pessoal de lá conversa num dialeto ininteligível, mas quem quiser tentar a sorte, clique aqui. Ao que tudo indica sua produção atingiu os anos '90 e tinha um apelo de mercado mais popular do que a PX teve no Brasil.
5 comentários
Sobre esse farol, eu devo dizer que foi usado nas P 150 S (as primeiras Vespas da série P com rodas 8"), e logo foi usado pela Vespa Exclusive da Indonesia.
ResponderExcluirMuito interessante. Valeu!
ResponderExcluirObrigado pelas informações Roberto!
ResponderExcluirTeria por acaso mais detalhes sobre a Vespa Exclusive? Como, por exemplo, os anos em que foi produzida na Indonésia? Na Itália, este farol quadrado esteve em produção por quanto tempo, sabe dizer, pois nem nos livros ele aparece...
Abraço,
Leo
a vespa spartan é de 1984
ResponderExcluirWow.
ResponderExcluir