INTERMOT 2012 - Vespa

novembro 12, 2012


Uma visita pelo stand da Vespa no INTERMOT 2012 não traria grandes surpresas, uma vez que o seu maior lançamento em anos, a totalmente nova 946, ficou para meados de novembro na EICMA 2012. Entretanto variações do mesmo tema sem sair do tom podem ser interessantes, ainda mais para leitores dum país aonde nem a linha básica da mítica motoneta de Pontedera tem alguma regularidade na importação.




Você é fã de motonetas clássicas de fato, com câmbio manual e motor 2T? Pois é, enquanto a LML pinta e borda com cores e motores na sua linha da Star (clone em evolução da italiana), a própria PX ressurrecta mantém o básico de seu lançamento: duas opções de motores e quatro opções de cores, todas sólidas. No prospecto distribuído, este sim exclusivo e exaltando e tradição e originalidade da PX, há uma previsível, entretanto bastante desejável, linha de acessórios.

 
O que não é muito agradável de digerir para os amantes da fumaça azul é a nítida vontade de apagar a PX entre as demais companheiras de linha com transmissão CVT, pois dentre as fotos enviadas pelo correspondente Fernando, só há uma em que a clássica aparece, na base de uma pilha, sem qualquer destaque individual. Lá da Índia, creio em meu íntimo, a LML agradece.


A linha CVT destacou mais enfaticamente o seu lançamento mais recente, a LX 3V, cujos motores 125 e 150 cc prometem maravilhas em termos de consumo e de emissão de poluentes. O verde água metálico não foi escolhido a toa para toda a sua publicidade, ela quer ser a Vespa amiga do meio ambiente e com isso conquistar um degrau a mais nesse nicho. Vale lembrar que em muitos mercados, sobretudo o norte americano, um mote forte de marketing da marca é o baixo consumo e alternativa eficiente de transporte.

O que se apresentou além disso remete muito mais a estética. Notei que as LX cinquentinhas apresentam um detalhe em plástico sem acabamento em pintura para diferenciá-las de suas irmãs de maior cilindrada, um adereço que pode até ter alguma justificativa funcional, mas que no fundo remete pobremente ao design das scooters de uma década atrás. Será que sou crítico demais com essas miudezas? Talvez, mas são os italianos [mestres] que as desenham por mais de sessenta anos, acredito ser natural que a expectativa seja sempre muito alta. Seguem os destaques com diferenciais de acabamento, variando entre o sofisticado e o esportivo.




 
Por fim um petisco da lojinha de acessórios para o condutor que na realidade não vendia nada, mas que dá água na boca mesmo assim. 


[Imagens: Fernando Porto]

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1 comentários

  1. Leo,

    Sem novidades para mostrar, o destaque foi dado à linha 300 (GTV e Super, nem a SS aparece) e à LX 125, a mais importante na Europa em termos de volume.

    A PX representa uma pequena parcela do mercado Piaggio actual, o destaque que lhe é dado no stand está em linha com essa realidade.

    Quanto ao plástico no estrado e verso do escudo, é já uma tradição de algumas small frame automáticas. É feio, mas muito prático. A minha antiga ET2 tinha esse acabamento. Tem a vantagem de evitar riscos na zona onde se movimentam os pés.

    Abraço,
    Vasco

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