SC em Lambretta e Vespa 2012 - o passeio do domingo de carnaval

fevereiro 25, 2012


Dia 19 de fevereiro de 2012, domingo de carnaval em Blumenau-SC. Um dia que nasceu nublado, num céu pálido, dando pouca dica que em algumas horas se converteria na apoteose de um sol quentíssimo de verão, digno mesmo de um grande encontro de estradas, quase derretendo motonetas e scooteristas. Eu por momentos invejava os que tinham um acelerador ao punho direito e por outros regozijava-me no ar condicionado do carro do Fernando Becker, que gentilmente nos conduziu pela rota do "Vale Europeu" catarinense. A arquitetura Enxaimel típica da colônia alemã povoa toda a região por onde passamos, primeiramente pela sede Blumenau, mas também por Indaial, Timbó, Pomerode e Apiúna.







Antes de partirmos da Vila Germânica, um breve preâmbulo dos organizadores do Clube da Lambretta de SC, esclarecendo que não deveríamos atrasar o comboio por problemas mecânicos, pois o carro de apoio recolheria os que parassem ao longo da estrada. Dali em diante a organização do evento mostraria que cuidou com muita atenção de cada detalhe, num nível que só se pode classificar de excelente. Dito isto, um número que estimo em mais de cinquenta motonetas partiu fumaceando (me falta a contagem oficial do dia).








Muitos casais e pais com filhos se fizeram presentes em suas Vespas e Lambrettas, conferindo ao evento um clima muito familiar e leve, proporcionado também pela velocidade média um pouco mais baixa do que a habitual nos encontros do gênero. Pessoalmente gostei bastante desta postura da condução mais tranquila, pois assim se propicia um passeio mais agradável e seguro aos que conduzem motonetas veteranas, bem como o desfrutar da paisagem sem qualquer sobressalto. O comboio bastante coeso também decorreu do que considero o grande destaque do passeio, a presença da Guarda Municipal de Blumenau e da Polícia Militar de SC, numa escolta que literalmente abriu alas para as motonetas passarem; não houve um sinal vermelho sequer que nos fizesse parar ao longo de todo o caminho.







A comida típica no Restaurante Mundo Antigo em Pomerode estava simplesmente deliciosa, num ambiente rural tradicional que encantou a todos. O porém era o calor excessivo, já além do desconfortável, que sensibilizou a organização em encurtar a rota de retorno a partir dali. Imagino o quão difícil foi decidir cortar localidades para os que com tanto carinho escolheram o trajeto para mostrar o que de melhor há na sua região, mas mostraram maturidade e flexibilidade em pensar no bem estar do grupo antes de mais nada. Lição muito positiva para os próximos encontros de estrada.






A troca de escolta policial foi tão bem feita que nem se fez notar no retorno prematuro a Blumenau.  Fico devendo a foto oficial do evento em frente a prefeitura, entre uma conversa e outra não passei a câmera para ninguém. Uma homenagem grandiosa estava ainda reservada a nós, quando o grupo passava pelo centro da cidade, os sinos da catedral badalavam em homenagem à nossa presença; algo realmente emocionante que reverencio da extraordinária hospitalidade dos catarinenses. Há de se destacar a presença de um gaúcho de nascença, mas hoje catarinense no endereço, José Ferreira da Silva, expoente scooterista brasileiro que em 1969 deu a volta ao mundo numa Lambretta Li. Tive o prazer de trocar algumas palavras com ele e de comprar o seu livro "O Aventureiro" devidamente autografado.


Estiveram representados oficialmente, além dos anfitriões, os clubes: Confraria Vespa Motor Club (RS), Confraria Rio Vespa Clube (RJ), Motonetas Clássicas Campinas (SP), Vesbretta (RS), Vesparaná (PR) e Scooteria Paulista (SP). Fechou-se uma tríade de encontros de estradas nos estados do sul, esperamos agora a vez do sudeste, sendo a próxima sede a cidade de São Paulo, que em toda sua riqueza cosmopolita nos receberá no carnaval de 2013. Sucesso à Scooteria Paulista neste ano de preparativos, contem comigo para o que precisarem, desta vez torço para ter a oportunidade de chegar acelerando o meu motor 2T!


[Foto: (1-25, 27) Leonardo Dueñas; (26) Rafaela Pimentel]

Você também pode gostar

4 comentários

  1. Leo,

    Bela crónica com imagens curiosas. O Brasil é um país tão grande que até dá para terem aí uma pequena Alemanha ?! Não fazia ideia.

    Imagino que a conversa com o aventureiro da volta ao mundo ( e de Lambretta!) desse pano para mangas...

    Um abraço,
    Vasco

    ResponderExcluir
  2. Leo, esta é a unica integrante juntamente com o piloto q participou dos 3 eventos, e agora com faremos com a próxima faixa.
    1 abraço Rangel Blumenau/SC

    ResponderExcluir
  3. Leo,Parabéns pelas fotos excelente comentários deste passeio maravilhoso,muito organizado e bacana, eu gostei muito e os amigos que estavam comigo também, pela dedicação de todos a sua também que esta presente em todos estes eventos.
    Já participei de alguns mais igual a este nunca vi tão legal.
    Abraços a todos.
    Ednar Porte.

    ResponderExcluir
  4. Salve presidente Leo, linda reportagem, lindas fotos, que bom rever meus queridos amigos do RJ, nós da CVMC agradecemos a companhia de vcs dois, belos momentos do "conviver em vespa"
    Um forte abraço
    Borba

    ResponderExcluir

© 2010-2017 Leonardo Westphalen Dueñas