Nelson Piquet e a PX200 da Motovespa do Brasil

julho 11, 2010


O ano é 1985, do lançamento da PX200 brasileira, fabricada pela Motovespa do Brasil. A foto acima, de autoria de Mario Bock, é parte do relevante retrospecto publicado no livro DUAS RODAS: A HISTORIA DO MOTOCICLISMO BRASILEIRO - 35 ANOS DE IMAGENS da Sisal Editora. Tenho muito interesse na publicidade de época da Motovespa do Brasil, assim é possível se ter referência ano a ano de como as nossas PX200 saíam originalmente de fábrica, mas essa é a única fonte que consegui até hoje de uma imagem do Nelson Piquet como garoto propaganda delas. Acredito que o então bicampeão tenha tido o seu nome associado ao da Vespa em decorrência da ação de marketing que a Piaggio fez na F1 em presentear com uma motoneta todo piloto que fazia a pole position. Segundo SARTI (p. 361), Nelson Piquet levou de lambuja nada menos do que nove Vespas para casa - será que ele ainda guarda alguma em seu acervo?

Fica a dúvida de em quais anos da década de 1980 e quais modelos de Vespa eram presenteados no Piaggio Vespa Pole Position Trophy. Nessa fotografia do Alain Prost recebendo o prêmio [esq.] - segundo o Vasco no GP de Zandvoort de 1984 - nota-se que é uma PK, mas ao que tudo indica a partir do ano seguinte  foram sempre Vespas T5.



Referência Bibliográfica
SARTI, Giorgio. 60 Years of The Vespa. St. Paul: Motorbooks, 2006.

Você também pode gostar

5 comentários

  1. As Vespas oferecidas aos pilotos eram mesmo as T5, tanto que até trazem um emblema a dizer "Pole Position".

    ResponderExcluir
  2. Leo, a foto é de 85, sem dúvida, porque o Nelsinho ainda está com o fato da BMW, no final dessa época passou para a Williams.
    A Vespa Pole Position dos GP é mesmo a T5, como diz o Bob. Tenho um post no offramp que fala disso.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Caros lusos Ranger Bob e Vasco, vocês que estão aí na Europa certamente têm acesso a mais informações, mas ainda mantenho a dúvida de qual PX era presenteada na promoção da Piaggio. Estou publicando agora no post uma foto do Alain Prost recebendo uma Vespa de verdade e outra em miniatura, mas visivelmente a mesma não é uma T5... Vocês teriam alguma outra imagem dessa época para tirar a dúvida?

    Abraço,
    Leo

    ResponderExcluir
  4. Leo, a minha dúvida agora é outra: essa fotografia é de Zandvoort 1984. Em 1985 quem fez a pole em Zandvoort foi Rosberg (isso eu sei porque me lembro perfeitamente, foi o último ano de zandvoort).
    Em 1984, tanto quanto rezam as crónicas não havia Vespa T5 (!)... E agora? Será que havia também um Troféu Piaggio em 84, como parece indicar a foto ??

    ResponderExcluir
  5. Caro Vasco, pura especulação da minha parte, mas com a sua certeza em torno do ano e do GP, resta bater o martelo e determinar que em 1984 já existia o "Piaggio Vespa Pole Position Trophy". E como a T5 ainda não havia nascido, noto agora pelo nariz e pelo para-lamas que a Vespa dada como prêmio na foto é uma PK!

    Algumas vagas informações em Italiano encontradas no Forum Motociclisti: "Negli anni 80 Piaggio istitui un trofeo (il Piaggio Pole Position Trophy) in collaborazione con la Formula 1: ad ogni pilota che conseguiva la pole position in uno dei diversi gran premi veniva regalata una Vespa T5. Proprio in vista di tale accordo la Piaggio scelse Nelson Piquet come testimonilal della T5 e di un a linea di abbigliamento ispirata al Pole Position Trophy,epica è la pubblicità a metà degli anni ottanta in cui Piquet esce impennando dal rimorchio di un camion in sella ad una T5. Vincitori del Trofeo furono pure il povero Senna (lessi da qulach eparte che ne vinse tipo 9 o 10 di Vespe e l'italiano Alboreto."

    Abraço,
    Leo

    ResponderExcluir

© 2010-2017 Leonardo Westphalen Dueñas