Drama ao Amanhecer - Jean Manzon - 1962

agosto 20, 2013


Ultimamente este blog tem estado cada vez mais PB, o que pode atrair menos os olhos, mas talvez estimule mais o interesse pelo histórico, produzido sem ferramentas digitais. Mais à máquina que é quase viva, repleta de humores, incompreensíveis exigências, intensos odores, cicatrizes, ruídos distinguíveis de todos os demais. O óleo e a tecnologia de baixa complexidade nos apaixonam, assim como todo o seu universo através de gerações, um legado que alguns estão trazendo a tona no Brasil.

A dica foi do mui respeitado scooterista campineiro Tatu Albertini, que a esta altura dispensa apresentações. Os parabéns vão para a Dana, fabricante de autopeças que patrocinou a restauração desta e de mais algumas obras de Jean Manzon, cineasta francês que registrou o nosso país nas décadas de 1950 e 60. Mais informações no site da empresa.

Filmado cuidadosamente em ângulos muito interessantes, o a priori documentário me intui ser um misto de crítica social e propaganda política com um quê de peça publicitária daquela motoneta produzida pela Panauto em Santa Cruz (afinal nenhuma Lambretta dá o ar da graça). Apresenta o Rio de Janeiro exuberante do início da década de 1960 e a angustiante atualidade de seus temas. A solução proposta de substituir o transporte coletivo pelo individual seria tida hoje como politicamente incorreta, o que cativa a pitada de subversão que cabe ao coração scooterista.

[Vídeo: Direção: Jean Manzon | Narração: Luiz Jatobá | 1962]

Você também pode gostar

2 comentários

© 2010-2017 Leonardo Westphalen Dueñas