Guia da Revista Duas Rodas Motociclismo de fevereiro/1980

maio 28, 2011


A interação e boa camaradagem do Fórum Motoneta Brasil começou a render seus frutos para este interlocutor. Dentre outros scooteristas, tive o prazer de conhecer por lá o mecânico paraibano Rubens Araujo, feliz proprietário de uma PX200, [muito bem] restaurada por ele mesmo. Após comentar sobre uma tabela da revista Duas Rodas Motociclismo de 1976, ele me presenteou com as páginas escaneadas do Guia desta mesma revista publicado em fevereiro de 1980.

Faz tempo busco imagens das Lambrettas Cynthia em sua aparência original, mas não havia tido sucesso. Para minha alegria, essa publicação apresenta todos os modelos da Brumana-Pugliesi e ainda a Vespa 150 Super da Barra Forte. Na imagem abaixo, algo interessante de observar é o fato do modelo Piaggio ter a indicativa de que saía de fábrica com o espelho retrovisor esquerdo e de que não dispunha mais da cor laranja (tijolo). As Cynthias são da versão exclusiva brasileira desenvolvida pela BP: lanterna traseira da Lambretta Li, banco de espuma injetada e ausência do acesso externo do porta luvas.

Clique para ampliar.

A página apresentada abaixo é ainda mais relevante, pois nela consta o raro triciclo derivado da Cynthia, nominado na revista apenas como "Brumana Pugliesei 175". O veículo dispõe de uma exótica cobertura com limpador de para brisas e uma vigia em forma de arco, aparentemente para a luz do farol ou ainda para se enxergar a roda dianteira. É possível identificar na imagem que ele contava também com piscas, bem equipado para os padrões scooterísticos da época, numa vocação evidentemente utilitária. A Lambretta MS, ausente, aparentemente já havia saído de linha.

Clique para ampliar.

Uma outra análise interessante é a dos preços, tentando transportar os valores para os nossos dias. A moeda corrente naquela época era o Cruzeiro e a inflação já engrenava numa marcha ascendente que só seria arrefecida mais de uma década depois. Desta maneira, considero interessante cotar as motonetas em comparação ao valor da Honda CG 125, no caso Cr$ 63.800,00, praticamente o mesmo da Cynthia 150. Por esta linha de raciocínio hoje em dia se poderia comprar uma Lambretta com o preço de alguma Honda CG em linha (algo entre cinco e sete mil Reais - um sonho dourado).

Vale a pena também atualizar os valores para Reais de abril de 2011, o período mais recentemente disponível. Através da ferramenta de Correção de Valores do Banco Central do Brasil, obtive os preços atualizados pelo IGP-DI (FGV) e pelo IPC-A (IBGE). Dada a inflação monstruosa que houve neste intervalo, as importâncias abaixo podem estar um pouco distorcidas, tendo como referência o preço atual de uma equivalente à Honda CG 125. Por outro lado, o que se poderia concluir também é que, em termos relativos, os veículos eram de fato mais caros naquela época. Destaque para a diferença ínfima entre os preços das Cynthias 150 e 175 - nem preciso dizer qual seria a minha opção, com 2,25 cv a mais de potência e um par de amortecedores dianteiros para incrementar a segurança nas curvas.
Cynthia 150
Valor nominal: Cr$ 63.500,00
Valor corrigido IGP-DI (FGV): R$ 15.240,30
Valor corrigido IPC-A (IBGE): R$ 9.381,91

Cynthia 175
Valor nominal: Cr$ 66.500,00
Valor corrigido IGP-DI (FGV): R$ 15.960,31
Valor corrigido IPC-A (IBGE): R$ 9.825,15

Vespa 150 Super
Valor nominal: Cr$ 68.900,00
Valor corrigido IGP-DI (FGV): R$ 16.536,32
Valor corrigido IPC-A (IBGE): R$ 10.179,75

[Conteúdo de imagens reproduzido da Revista Duas Rodas Motoclismo, edição de fev/1980]

Você também pode gostar

3 comentários

  1. Esse fórum tá dando muitos frutos pra comunidade scooterista brasileira!

    ResponderExcluir
  2. Bah, que sensacional.
    Legal saber o até o preço da minha 150 Super na época que foi lançada.

    ResponderExcluir
  3. Interessante o triciclo, bastante parecido com o Muravey russo.

    ResponderExcluir

© 2010-2017 Leonardo Westphalen Dueñas