Uma reflexão: Peel P50 no programa Top Gear da BBC

maio 31, 2011


Esse vídeo do programa Top Gear da rede britânica BBC mostra, de maneira quase hilária, o quão interessante é hoje repensar os microcars da década de 1950 e 1960. Embora seus motores na maioria 2T sejam politicamente incorretos na era verde, as soluções neles embutidas vão muito além da emissão de poluentes.

A verdadeira criatividade imposta pelo aperto na Europa do pós II G.M., não encontra equivalente na contemporaneidade, incapaz de irromper o convencional para o transporte individual. Um paralelo semelhante poderia ser feito com as scooters, originadas no mesmo contexto, hoje homogeneizadas na solução mecânica do CVT ou ainda nos tediosos e nada inovadores propulsores elétricos.

Apresentando o Peel P50 (sim, são apenas 49 cc) nas ruas de Londres, nota-se que a sua categoria pode rivalizar com as motonetas clássicas na capacidade de arrancar sorrisos pelas ruas - uma disputa que não me importaria de perder. Gosto mesmo de veículos como esse que, ao invés de imporem um ar intimidador de superioridade, têm a capacidade de trazer um sentimento positivo de convívio pacífico para o seu entorno. 

Quem quiser saber uma pouco mais sobre o Peel P50, recomendo uma visita ao website do fantástico Bruce Weiner Microcar Museum.

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4 comentários

  1. Deve ser incrível o gozo que se retira da condução de um brinquedo destes. Na exacta proporção dos sustos também :)

    Abraço,
    Vasco

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  2. Maravilhoso. O cara só não pode ser claustrofóbico.

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  3. Por mais que os econazistas hoje falem mal do 2T a torto e a direito, eu ainda vejo uma grande viabilidade nesses motores.

    http://cripplerooster.blogspot.com/2011/03/motores-2-tempos-uma-opcao-que-vem.html

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  4. cRiPpLe_rOoStEr a.k.a. Kamikaze, muito interessantes as colocações do seu post sobre as novas possibilidades dos motores 2T.

    Acredito sim na viabilidade da tecnologia, mas acho pouco provável a sua aplicação em vários nichos do transporte simplesmente por ela não combinar com o marketing verde.

    Nem sempre uma boa ideia embasada por dados robustos é argumento suficiente para vendê-la bem. Tem um componente emocional na questão da opção tecnológica por elétricos e cia. Enfim, tomara que meu palpite esteja errado e o 2T ressurja além de promissores protótipos.

    Abraço,
    Leo

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