Vespa 98 (1946) e a confusão da miniatura.

abril 27, 2010


Vivendo e aprendendo. Uma das primeiras miniaturas de motoneta que comprei foi essa Vespa 98 (1946) da Maisto [acima], modelo célebre por ser o primeiro de fabricação em série da Vespa. Quando recebi a caixa da loja on-line em casa, notei que a Vespa 98, ao contrário das outras Vespas que vieram junto, não tinha o cavalete. Imediatamente liguei para a loja e solicitei a troca, mas argumentaram que não tinham mais o modelo em estoque; muito frustrado aceitei ficar com a miniatura que considerava defeituosa. "Ela não para em pé" eu pensava, matutando como improvisar um cavalete de arame.

O tempo passou e encontrei no LIFE photo archive essa bela imagem [esq.] do fotógrafo Dmitri Kessel, retratando um estacionamento de motos em Roma, em junho de 1948. Em primeiro plano está a Vespa 98, recostada sobre si própria num pequeno cotoco, sem cavalete ou descanso lateral. Depois disso imagens de museus e de livros me confirmaram que a miniatura estava corretíssima: iluminei minha ignorância. Desde então já informei mais dois colecionadores inconformados com a deficiência de suas Vespas 98, caso resolvido para todo mundo.

O interessante é que a própria Maisto parece de princípio também ter se confundido, pois a primeiríssima versão desse modelo, nas cores prata/verde escuro metálico, vinham com cavalete. A segunda versão corrigida, que é a que tenho, vem com o engate da articulação do cavalete, mas sem a peça, o que confunde um bocado quem compra a miniatura e não conhece direito o modelo original.

► Moral da estória: se for colecionar miniaturas, aproveite a parte cultural do hobby e informe-se sobre o veículo 1:1.

Você também pode gostar

2 comentários

  1. Opa Leo, tudo bem? Estou a procura de miniaturas das Lambrettas, mas esta dificil. So tem na scooterproducts.. em londres... Se vc tiver algum contato para importar, voce me fala?
    Abracos
    A.

    ResponderExcluir
  2. Olá Anderson!

    Realmente o maior celeiro de miniaturas e outras quinquilharias de Lambretta é o Reino Unido, há também algo na Itália. Para comprar por lá basicamente você só precisa ter um cartão de crédito internacional. Há dois modelos de Lambretta que você encontrará facilmente, pois estão em linha:
    (1) Lambretta 125 d - NewRay [escala 1:12]
    (2) Lambretta 150 Ld 1957 - IXO [escala 1:24]

    Qualquer dúvida, me mande um e-mail.

    Abraço,
    Leo

    ResponderExcluir

© 2010-2017 Leonardo Westphalen Dueñas