Husaberg e a nova esperança para os motores 2T

agosto 09, 2010


Uma boa notícia para os amantes dos motores 2T saiu no caderno CARROetc do jornal O Globo de 04 de agosto de 2010, em matéria assinada por Roberto Dutra. A sueca Husaberg está lançando as motocicletas TE 250 e TE 300 com motorização 2T e refrigeração líquida, até então inédita em sua linha, com a promessa de grande eficiência em queima e potência. O que interessa a nós scooteristas nessa novidade basicamente são as inovações tecnológicas que a Husaberg desenvolveu para diminuir a emissão de gases poluentes, onde se pode destacar o emprego de uma válvula de escape variável gerenciada eletronicamente. 


Em tempos da expectativa da reedição da Vespa PX na Itália, saber que há uma nova geração de motores 2T mais eficientes chegando ao mercado traz um fôlego extra para esta propulsão tão associada às motonetas e que parecia cada vez mais fadada a extinção. Talvez poderia despontar um caminho diferente do CVT 4T e do 2T super estrangulado por catalizadores existentes atualmente. Embora o emprego destas  novas tecnologias para motores 2T em scooters no curto prazo seja uma expectativa demasiada otimista, fica aqui a torcida.

Você também pode gostar

1 comentários

  1. Válvula de escape eletrônica??? Essa já é velha conhecida, desde os tempos do YPVS usado pela Yamaha. Diga-se de passagem, os modelos de competição da Yamaha usavam YPVS de acionamento totalmente mecânico, que era uma adaptação bastante comum na DT 200R. A propósito: um recurso que tem sido uma verdadeira revolução nos motores 2T é a injeção direta, tecnologia que até a Piaggio já usa em alguns modelos.

    ResponderExcluir

© 2010-2017 Leonardo Westphalen Dueñas