Um final de semana para nunca esquecer com a CVMC (domingo)

outubro 21, 2010


Depois da aventura chuvosa de sábado, o domingo amanheceu ensolarado com céu de brigadeiro em Dois Irmãos - RS. Um belo café da manhã com chimia, nata e pão de milho típicos da região; prontamente Fábio Borba e seu filho Lucas me guiaram para o cumprimento de nosso dever cívico de dia de eleições. Seguiu-se então um tour fotográfico pela sede da Confraria Vespa Motor Clube, pois mais tarde partiríamos para o churrasco da retrospectiva do Curitiba em Vespa 2010 na casa do Fernando Becker em Ivoti - RS.


A colorida coleção de Vespas PX200 do Fábio em frente a sede da CVMC em Dois Irmãos.


O aconchego da sede para as reuniões dos confrades.



Além da sala acima a CVMC conta com uma oficina, onde é feita a manutenção da maioria das Vespas da Confraria. Algo importante acontece também ali: o conhecimento da mecânica de Vespas é passado adiante para quem se prontificar a aprender, sem segredinhos de mecânico. A semente plantada por Rolf Adam com seus ensinamentos adquiridos por duas décadas na Alemanha, rende frutos nas aulas informais que o Fábio ministra para os confrades e outros convidados (o meu caso). Na madrugada de sábado para domingo ele pacientemente me mostrava como se faz a montagem correta dos discos de embreagem, destacava o desgaste na cruzeta, preparação para desempenho, dentre tantas outras dicas.


Lucas, hábil com o martelo, já coloca em prática as primeiras lições.


Eu e o Fábio colocamos as Vespas em marcha e demos uma breve volta por Dois Irmãos para em seguida partirmos para Ivoti. Despedi-me da boa noite que passei com a família do Fábio em Dois Irmãos para "pousar" a próxima em Ivoti na casa do Fernando. Chegando lá já se via que o churrasco prometia, com um costelão assando com lenha e outras delícias que o gaúcho prepara como ninguém. Até uma bela Lambretta Li se fez presente, a do Danilo, que não tem medo de estrada e pode estar no Rio de Janeiro no próximo réveillon.




O rock comeu solto a tarde inteira com a banda multi integrantes "Los Piaggios", onde até eu arrisquei alguns compassos na bateria e umas letras mal decoradas ao microfone. Uma animação em clima familiar nota 10!



Foram apresentadas aos confrades duas Vespas M3 recém adquiridas, uma das quais será o novo projeto da CVMC. O Fernando honrou o sobrenome Becker (que quer dizer padeiro em Alemão) e sovou para nós quatro pães com linguiça, que assaram lentamente durante o churrasco num forno a lenha. Para quem ficou para o café das cinco e meia, o pão quentinho caiu como uma luva no friozinho do entardecer.



Depois do churrasco eu e o Fábio acompanhamos o Hugo até sua casa em Novo Hamburgo, onde nos mostrou fotos de suas Vespas desde a década de 1960 e outros itens interessantes comprados no Museu Piaggio em Pontedera. De Novo Hamburgo fomos para Dois Irmãos buscar minhas coisas para depois, já tarde da noite, voltarmos então de carro para Ivoti. Assim experimentei as curvas da Serra Gaúcha até de noite e os motores preparados pelo Fábio empurram as Vespas ladeira acima com fôlego de sobra, uma delícia de passeio.

O Fernando gentilmente preparou a suíte da edícula de sua casa especialmente para que eu passasse lá a noite de domingo para segunda-feira, quando ele então me levaria até o aeroporto em Porto Alegre. Mal nos falamos em Curitiba em setembro e pelo espírito da Confraria ele me abriu as portas de sua casa, assim como o Fábio. Meu agradecimento especial aos dois, espero num futuro próximo poder retribuir tamanha atenção e companheirismo. A CVMC está de parabéns em todos os quesitos, celebrando o que há de melhor na Vespa: o vespista! Sonho um dia ter no Rio de Janeiro um clube como o de vocês e sei que  conto com o seu apoio para isso. Nos vemos no carnaval do ano que vem no Rio Grande do Sul em Vespa 2011, até lá bastante fumaça azul e muitos quilômetros!

Você também pode gostar

1 comentários

© 2010-2017 Leonardo Westphalen Dueñas