Boa notícia vinda de Shizuoka! [escala 1:12]

maio 15, 2010


No Fórum Mundo em Miniatura (o melhor do Brasil em diecast) foi divulgado um link da Minicar Shop com imagens do Shizuoka Hobby Show 2010. No stand da Miniachamps consta, ainda com aparência de protótipo de pré-produção, a miniatura em 1:12 de uma Vespa 90 SS (Super Sprint), declarada por alguns como uma das mais belas e de visual mais esportivo de todos os tempos. Só a título de curiosidade, o aparente tanque de combustível sobre o estepe nada mais é que um pequeno porta-luvas, supostamente para se guardar as ferramentas.

Se essa promessa se confirmar, a Minichamps prova que assumiu para si uma linha de miniaturas da Vespa na escala 1:12. Uma alegria na minha opinião, pois ao que tudo indica a AUTOart se desencantou com o licenciamento da Piaggio depois que aparentemente as suas miniaturas da a Vespa ET4 150 encalharam nas lojas ao redor de todo o globo.

Em tempos de crise, nada melhor que economizar recursos, não é mesmo? Pois é exatamente o que a Minichamps mostra ser sua fórmula para multiplicar a sua linha de Vespas 1:12: todos os modelos são monoblocos small frame das décadas de 1960/1970 que partilham o mesmo casting básico.Reutilizando a parte metálica e mudando apenas alguns detalhes em plástico (mais baratos de produzir), se obtém um modelo aparentemente diferente, que por sua vez renova a fila de ávidos compradores que já tem em casa o modelo anteriormente lançado. Não que essa estratégia seja alguma novidade no hobby do diecast, muito pelo contrário, mas em termos de miniatura de motoneta até o momento era incomum.

A própria Maisto, fabricante da maior linha de miniaturas de Vespa que tenho conhecimento - só que na escala 1:18 - não adota essa estratégia de partilhar moldes nas scooters. Vale frisar que há uma diferença bastante grande entre uma motoneta na escala 1:18 e uma 1:12; na primeira utilizam-se menos peças, inviabilizando a diferenciação de modelos com mesmo casting pela simples adição de penduricalhos. Para ilustrar a diferença, compare a Vespa 90 SS da Minichaps 1:12 [topo] com a 1:18 da Maisto que tenho em minha coleção [dir.], lembrando que a maior ainda está sem todos os emblemas.

[Foto 1: minicarshop.jp] [Foto 2: Leonardo W. Dueñas]

Você também pode gostar

0 comentários

© 2010-2017 Leonardo Westphalen Dueñas