A Vespa PX pode voltar a ser produzida pela Piaggio

julho 20, 2010


Quem tem aqui no Brasil uma Vespa PX 150 Originale do final dos anos 90 sabe que ela era fabricada pela LML na Índia sob licença da Piaggio. O tempo passou, a joint venture entre as empresas acabou e a  indiana deu continuidade à linha da PX em voo solo. Com o encerramento da fabricação da Vespa PX por parte da Piaggio em meados de 2008, a LML sabiamente continuou a sua produção indiana tanto para o mercado doméstico como para a exportação, suprindo a demanda dos órfãos da motoneta original e de todos os novos entusiastas incentivados pela onda do culto ao visual vintage.

As PX da LML ganharam diferentes nomes e marcas pelo mundo: na Oceania é comercializada como Bella Donna; nos EUA é distribuída pela Genuine Scooters sob a alcunha de Stella; e na Europa é vendida em alguns países com a própria marca LML, com nome Star. A LML fez também suas inovações tecnológicas na PX, maculando a maravilha de décadas do monobloco da Vespa com um ensaio de quadro na parte traseira para comportar um motor 4T - maior e mais pesado, porém menos poluidor e assim adequado às crescentes exigências de redução de emissão. Se não fosse a onerosa burocracia da legalização do veículo no Brasil, seria possível para nós comprarmos a LML Star no Uruguai e atravessar a fronteira, onde são abundantes e se encontram disponíveis com três opcionais a escolha: autolube, partida elétrica e freio a disco dianteiro.

Dentro da Itália as vendas da LML Star vêm sendo expressivas, abocanhando uma considerável  fatia de mercado da Piaggio dentro de sua própria casa. Só para ilustrar, no primeiro semestre de 2010 a LML vendeu por lá praticamente a metade do que as Vespas modernas de mesma cilindrada (125 a 150 cc). Então, segundo o site moto.it, são crescentes os rumores e evidências de que a PX voltará a ser fabricada pela própria Piaggio, com lançamento provavelmente até o fim de 2010. Não se sabe ao certo ainda qual a motorização, mas ao que tudo indica haverá uma versão tradicional 2T com câmbio manual de quatro marchas. Seria ousadia da minha parte torcer para que elas sejam também importadas para o Brasil?

Você também pode gostar

6 comentários

  1. Separa uma para mim por favor.
    Abraços
    A.

    ResponderExcluir
  2. Bom texto, com informação muito útil e interessante.

    ResponderExcluir
  3. A impagável cobertura da nova PX do blog português Horta das Vespas, não percam: http://hortadasvespas.blogspot.com/2010/07/tudo-sobre-nova-px.html

    Abraço,
    Leo

    ResponderExcluir
  4. motor 2t nem é assim tão absurdamente poluidor, principalmente com os novos sistemas de injeção direta e os lubrificantes modernos que reduzem a formação daquela fumaça característica...

    ResponderExcluir
  5. Sou apaixonado pelo som do motor da vespa, até do cheiro do óleo queimando junto com a gasolina, pelo estilo clássico. A minha não vendo, mas compro outras!

    ResponderExcluir

© 2010-2017 Leonardo Westphalen Dueñas