¿Juan Montoya, adonde estás?

setembro 29, 2010


Conheci o projeto de viagem do colombiano Juan Montoya primeiramente pelo Fórum Viajando en Vespa, quando participou no Uruguai de um encontro com vespistas locais e argentinos. Ele partiu do norte da Colômbia para dar a volta pela América do Sul a bordo de sua Vespa PX150 1996. O Juan saiu de sua cidade natal com um ideal na cabeça, a namorada na garupa e US$ 500,00 no bolso. Tempos depois a namorada teve que regressar para a faculdade e ele seguiu sozinho. Corajoso este rapaz, que conta sempre com os moradores locais para lhe ajudarem a prosseguir, inclusive indicando rotas, pois ele sequer usa mapas. Fé nas pessoas; essa para mim foi a primeira mensagem positiva que o Juan me passou com sua empreitada.


[Matéria na província argentina de Salta]

Início de setembro, a expectativa do Curitiba em Vespa 2010 já fervilhava em todos os que pretendiam participar e ouvi do Jack que o tal colombiano estaria conosco. A essa altura já se iam uns seis países percorridos por ele, mas fiquei na dúvida se estaria na capital paranaense a tempo de participar do evento. No entanto, sábado dia 4 de setembro lá estava ele na Praça da Espanha. Todos queriam tirar foto com a celebridade e participantes do encontro lhe ofereceram a própria casa para sua estada em Curitiba. Elaborou por lá umas camisetas muito bacanas, que eu inclusive quero comprar, a R$ 30,00 cada uma, para ajudar no custeio da jornada (só não as tenho ainda pelo sumiço do Juan).

Daí em diante perdi o contato com ele, o seu blog Sur Sueño Vespa não é atualizado faz um bom tempo (ele mesmo me disse que não estava dando conta de dar upload em fotos e textos) e pelo e-mail também não está fácil saber das novas. Mais atualizado está seu fantástico álbum de fotos no Picasa, mas mesmo esse parou em Curitiba.

[Eu e o Juan logo após a sua chegada na Praça da Espanha.]

Sei que ele pretendia dar uma esticada até Foz do Iguaçu para poder adicionar o Paraguai à sua lista de países visitados, mas me deu a previsão de estar no Rio de Janeiro em meados de outubro. Tomara que ele dê notícias e possamos rodar juntos pela cidade maravilhosa. Faço aqui também um apelo aos que leem o blog que possam auxilia-lo de alguma maneira nos estados brasileiros rumo ao norte, seja comprando suas camisetas e postais, presenteando-o com um pneu 3.50/10 ou ainda oferecendo algum lugar para os pernoites. Quem quiser o e-mail dele, por favor deixe seu contato nos comentários. Agora só falta o caro colombiano reaparecer, que esteja se aventurando bastante!

[Foto 1: Juan Montoya]

Você também pode gostar

5 comentários

  1. Boa noite Leo,

    não se preocupe caro amigo, o Juan vem me mantendo informado da sua viagem (na verdade desde que lhe convidei para o Curitiba em Vespa. E ele veio).

    Ele está em Curitiba ainda. Não mais na casa do Curita (px200) - um velho amigo mod de quando morávamos em Londrina a 8 anos atrás (definitivamente o mundo é pequeno hehehe) -, de lá partiu na segunda-feira passada. Na próxima semana deverá vir pra São Paulo, aqui farei o possível para ajudá-lo tb. Daqui ele deverá seguir para Itu, no feriado, pro festival SWU. Depois disso não sei.

    Valeu a preocupação Leo. Espero que façam um bom rolê no Rio de Janeiro nas próximas semanas.

    grande abraço

    Marcio Fidelis

    ResponderExcluir
  2. Legal as boas notícias Fidelis!

    É que ele ficou de passar na casa da minha mãe em Curitiba para fechar negócio em duas camisetas. Queria que ele recebesse em cash pois sei que isso facilita bastante as coisas para um viajante estrangeiro. Acabamos eu sem as camisetas e ele sem a grana que eu queria muito que ele recebesse.

    Pelo visto o negócio vai ficar para o Rio mesmo. TOMARA que sobrem duas camisetas M para mim...

    Grande abraço,
    Leo

    ResponderExcluir
  3. Oi Leo, sei que alguns dias atrás eu estava pasando na Praça Zacarias aqui em Curitiba e você sabe, nós vespistas reconhecemos um barulho de vespa a distância. Ohei rapidamente e sem ter tempo de chamar passa Juan Montoia com sua vespa e uma garupa. João Fumaça.

    ResponderExcluir
  4. Parceross!!!!
    Eu quiero que sepan que estoy curtiendo muito la pasada por Brazil !! que he tenido la felicidad de conocer gente maravillosa !! Muito Obrigado con la buena energia que le estan poniendo a mi viaje !!! por personas como vocedes es que da gusto viajar !! un abrazo y con seguridad que nos veremos pronto !!!

    SWU estalla !!!

    ResponderExcluir
  5. Juan,sou membro do Clube Scooter Rio de Janeiro. Gostaria muito que avisasse quando chegar aqui no Rio de Janeiro. Queremos te receber e te ajudar de alguma maneira! Forte abraçoe boa viagem! Carlos Daniel da Costa, clubescooter.rj@gmail.com

    ResponderExcluir

© 2010-2017 Leonardo Westphalen Dueñas