CVMC em Melo: Bajaj raiz no Uruguai

novembro 18, 2010


Quatro guerreiros e duas respectivas da Confraria Vespa Motor Club do RS foram até o encontro motociclístico da cidade uruguaia de Melo no final de semana passado. Lá alguns conheceram o interior deste país vizinho, com estradas planas em meio ao pampa e, fumaceando pelas cidadezinhas, encontraram parentes em primeiro grau da indiana que tenho na garagem. Surpreende por lá o descuido com a segurança ao se desprezar o uso do capacete e uma certa despreocupação com a parte estética [eita comentário burguesinho-da-vespinha-reluzente]. O Fábio Borba (vulgo Presidente, trajado aqui parcialmente de mecânico maluco) presenteou o Motonetas e Afins com essas fotos de Bajaj em primeira mão de sua última aventura vespística.




Há entre os vespistas um tremendo preconceito com as motonetas Bajaj, em sua maioria clones parciais da Vespa Sprint e similares. A verdade é que elas são burros de carga sobre rodas na Índia e parece que a coisa é bastante semelhante no Uruguai. Não são veículos de entusiastas, mas sim de gente simples que precisa de um transporte de baixo custo. No final das contas as Bajaj acabam por atender a finalidade original para qual a Piaggio concebeu a Vespa - antes que me atirem pedras, consinto com algumas críticas - mas que isso é o espírito scooterista em estado bruto, isso é.




Um viva para as Bajaj do Uruguai!

[Foto: Fábio Borba]

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2 comentários

  1. Nas poucas vezes em que eu já estive no Uruguai o que eu vi a dar com pau eram motos chinesas, principalmente da marca Yumbo, e ciclomotores Zanella montados na Argentina. Até pouco tempo atrás tinha uma empresa que importava motos chinesas e vendia com a marca Asaki, e fazia um triciclo parecido com o Piaggio Ape 50 mas com motor copiado da CG125 e eixo traseiro rígido, mas com o falecimento do proprietário a empresa fechou.

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